José Francisco de San Martín y Matorras foi um general argentino e o primeiro líder da parte sul da América do Sul que obteve sucesso no seu esforço para a independência da Espanha, tendo participado ativamente dos processos de independência da Argentina, do Chile e do Peru.
O ano de seu nascimento é discutido, e não existem documentos de batismo sendo que outros (tais como passaportes, arquivos militares, casamento, etc.) são inconsistentes quanto à sua idade. A maioria desses documentos apontam para o ano de seu nascimento como 1777 ou 1778.
Cerro de La Gloria Mendonza
Pico da Glória é um morro (cerro) próximo a cidade argentina de Mendoza, quase na divisa com o Chile. Seu nome original, “Monte Pilar” (Cerro del Pilar) foi transformado no atual por decreto do poder Executivo no dia 30 de janeiro de 1913. Sobre o monte há um monumento com o mesmo nome – Morro da Glória – em homenagem à vitória do exército do general José de San Martin, que atravessou a cordilheira dos Andes entre os dias 12 de janeiro e 8 de fevereiro de 1817, para vencer tropas espanholas que resistiam à independência Argentina. Vencendo os espanhóis, San Martin acabou promovendo a independência do Peru e do Chile, mas, os revolucionários, cuja liderança era disputada entre Montevidéu e Buenos Aires, acabou perdendo o Alto Peru, atual Bolívia e a Banda Oriental, atual Uruguai, este último.
Referências:
Marca d’agua: Brasão de Armas Argentino
Atenção
Em razão da alta rotatividade dos produtos da Numismática Castro, os números de série das cédulas poderão sofrer alterações, nunca alterando o estado de conservação da peça. Todas as cédulas vendidas pela Numismática Castro são Flor de Estampa, salvo as explicitamente anunciadas em outros estados de conservação.